Embalados pelo reggae de Maskavo, 11 mil pessoas passaram pela Gare no terceiro dia da Calourada

Embalados pelo reggae de Maskavo, 11 mil pessoas passaram pela Gare no terceiro dia da Calourada

Foto: Marcelo Cabala

Cerca de 11 mil pessoas circularam pela Gare ao longo desta quarta-feira (13) na terceira noite da Calourada 2024, de acordo com estimativa da Guarda Municipal. O espaço tem lotação máxima para 6.370 participantes e esse limite foi respeitado, segundo as autoridades de segurança. O reggae da banda Maskavo e o funk dos DJ's Palma e Vr3no, embalaram uma multidão.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Antes do primeiro show musical começar, a secretária de Cultura, Rose Carneiro, comemorou o sucesso do evento:

– A Calourada é a cara de Santa Maria. Que bom que é um sucesso. Trabalhamos muito para que esse evento seja um sucesso. Fico feliz de saber que a “galera” compra a ideia e vem para a Gare. 

A alegria é compartilhada pelo público que compareceu no terceiro dia da Calourada

– É um evento muito legal, muito bom. Tô muito animado para curtir mais um dia de festa com a galera do curso. Se o objetivo é recepcionar os “bixos”, deu certo, me sinto recepcionado – afirma João Antônio Guermguasso, calouro do curso de Ciência da Computação da UFSM. 

A estudante de Ciências da Computação, Bruna da Silva Righi, foi a Calourada pela primeira vez nesta terça. Ela afirma que se surpreendeu com a organização:

– Que evento legal! Me sinto muito acolhida. Parabéns para a prefeitura e os outros órgãos que organizam a festa. 

Mas não eram só calouros que estavam na Gare. Veteranos aproveitaram o evento para integrar os novos alunos aos cursos.

– Fiz o esforço de vir pela primeira vez esse ano porque meus “bixos” vêm hoje. Vim honrar a UFSM. Ano passado fizeram o mesmo comigo e tenho o compromisso de passar o bastão para eles – brinca Daniel Canfild, veterano do curso de Pedagogia. 

Do funk ao reggae ao funk

Se perguntarem “o que o funk e o reggae tem em comum?” para as pessoas que estiveram na Gare nesta quarta, com certeza muitas vão responder que foram os ritmos que embalaram o público presente

A noite começou com o DJ Vr3no com um set que esquentou o clima da Calourada. Em seguida, o principal show da noite. A banda Maskavo subiu ao palco e animou o público com músicas que falam sobre paz, amor e espiritualidade.

–  Nosso trabalho é uma missão de propagar nossa mensagem e nossa música. O reggae traz muita positividade, então estamos muito felizes de estar aqui participando desse evento. É muito bom passar uma mensagem para a  juventude que conhece nosso som – afirma Marceleza, vocalista da banda Maskavo. 

A banda de reggae Maskavo foi a atração principal da terceira noite de eventoFoto: Marcelo Cabala

Com mais de 20 anos de carreira, a Maskavo marcou a história de muitas pessoas. A admiração pelos artistas fez o técnico em enfermagem Diander Delavequia, 36 anos, comparecer com toda a família.

– Há mais de 25 anos eu escuto a banda. Curto muito essa versão atual que eles trazem músicas sobre a importância da preservação da natureza. Essa é uma oportunidade única, ainda mais em um evento público que abraça os novos alunos da cidade – destaca o fã.

O amor pela banda é tanto que o filho Martin Guimarães Delavequia, 4 anos, também virou fã da Maskavo

– De tanto ouvir em casa comigo ele criou o gosto pelo reggae, canta as músicas em casa – complementa. 

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, ressaltou a importância da Calourada ser um evento democrático e aberto a todos:

– Eu brinco que tem show para todas as tribos. Até para gremistas e colorados. Eu sou lá de trás, lembro da Maskavo. Independente do show que está tocando, o importante é o público se divertir. 

Após quase 2 horas de apresentação, a banda de reggae deu espaço para o Palma DJ, que terminou a noite como ela começou: com muito funk

Com letras de paz, amor e espiritualidade, a banda Maskavo transmitiu mensagens positivas para o públicoFoto: Marcelo Cabala

Outras reportagens da Calourada

Recorde de público em 2024

Ao todo, 11 mil pessoas estiveram na Gare durante a noite desta quarta-feira. O público é o maior da Calourada 2024. O espaço tem lotação máxima de 6.370 participantes. Quando esse número era atingido, restava esperar na fila até alguém sair. Todo controle foi feito com videomonitoramento e tecnologias de controle de acesso. 


– Nossa avaliação é super positiva. Não houveram problemas nos primeiros dias e vamos encerrar com chave de ouro. Estamos fazendo um trabalho muito legal que deixa um legado para todos – ressaltou o vice-prefeito Rodrigo Décimo. 

Cerca de 11 mil pessoas passaram pela Gare nesta terça-feiraFoto: Marcelo Cabala

Estrutura 

Na Gare, há venda de alimentos e bebidas em duas tendas. Os espaços, que nesta edição, foram direcionados para as organizações estudantis, serão coordenados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFSM) e pela Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism).

Também estão disponíveis pontos gratuitos de hidratação. O público poderá levar sua garrafa e repor água durante as noites. Contudo, vale ressaltar que não será permitido entrar no local do evento com garrafas de vidro.

Além do espaço aberto na Gare, há área coberta. Banheiros químicos também estão disponíveis ao público.

Na saúde, são feitas orientações, entrega de folder, preservativos, gel lubrificante e autoteste do HIV. Três ambulâncias estão à disposição para prestar atendimento médico.

Diário na Calourada 2024

A cobertura do Diário na Calourada 2024 tem o apoio de: Ulbra Santa Maria, Claro, Oral Sin Implantes, CDL Santa Maria, CFC Ativa, Jetlar, Planalto Transportes. E a participação de Banrisul. A realização do evento é da Prefeitura de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do DCE da UFSM e da Liga Interatléticas de Santa Maria.

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Judocas promovem vaquinha para arrecadar recursos para disputa de campeonato brasileiro e outras 5 notícias Anterior

Judocas promovem vaquinha para arrecadar recursos para disputa de campeonato brasileiro e outras 5 notícias

Dnit realiza trabalho de recapamento asfáltico na BR-158, entre Itaara e Santa Maria Próximo

Dnit realiza trabalho de recapamento asfáltico na BR-158, entre Itaara e Santa Maria

Geral